quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um salve às mulheres

Na primeira etapa de debates do III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade os palestrantes não economizaram palavras de força e incentivo às mulheres. O inglês Lucian Tarnowski iniciou a temática ao explicar o ‘Girl effect’, iniciativa que propõe investimentos direcionados a jovens mulheres ao redor do mundo, o slogan que fecha o vídeo de apresentação da proposta ilustra bem seu objetivo: “Invista em uma garota e ela fará o resto”.
A faísca na fala de Lucian deu abertura ao tema, que foi rapidamente debatido por outros palestrantes como GOG, Rigoberta Menchú e Vincent Defourny. O cantor e poeta GOG elogiou a força das mulheres de sua comunidade e daquelas que lutam pela valorização da cultura afro. O artista lembrou ao público de uma mãe anterior a todas as outras a mãe Terra.
O representante da UNESCO no Brasil Vincent Defourny relembrou que as Nações Unidas instituíram o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher e a ganhadora do Nobel da Paz de 1992, Rigoberta Menchú, advertiu que a “mulher só tem impacto no mundo se tem consciência do seu poder”. O debate não deve parar por aí, mulheres do mundo todo devem reclamar direitos iguais, pois recebem salários inferiores aos homens que exercem a mesma função e sofrem outra série de preconceitos, até mesmo violência, como os inúmeros casos de agressão e estupro que ocorrem diariamente na América Latina e ao redor do mundo. Será que essas mulheres se sentem poderosas?




Vídeo do projeto Girl effect.

0 comentários: