quarta-feira, 19 de maio de 2010

Democratização da informação: "Qual participação, para qual democracia?"


Pronto! Começamos... A primeira mesa teve como tema: Democracia, Não Violência e Paz. A atriz, cantora e compositora Elisa Lucinda fez a abertura com cantos e poemas relacionamos ao tema do fórum: Sustentabilidade e Comunicação. "Nós que temos ações pacíficas somos muito tímidos. Vamos fazer barulho!", acrescentou a artista. Em seguida convidou os organizadores do evento que agradeceram aos patrocinadores e se disseram muito felizes em poder contribuir para a disseminação do conhecimento. Depois dos organizadores, Elisa Lucinda convidou Arcelina Helena Publio Dias, jornalista desde 1968 e consagrada beneditina do Mosteiro da Anunciação, para fazer um momento de espiritualidade com os participantes do evento. Enfim, começamos a mesa: a mediadora Mona Dorf, também jornalista, dividia a mesa com seis palestrantes (para saber mais sobre eles, acesse o site oficial do evento, vá ao link "programção" e em seguida "palestrantes").

Um dos temas mais discutidos entre os participantes foi a democratização da informação. Enquanto as grandes empresas, representadas por Gilberto Maldonado (gerente da área de comunicação da Petrobrás), investem e acreditam na informação distribuida via internet para garantir a sustentabilidade, o povão, representado por GOG (artista e poeta nascido e criado na periferia) alerta para o fato de que o acesso à internet e a outros meios de comunicação é um privilégio de poucos. Lucian Tarnowski, um dos palestrantes, atribuiu a maior parte da responsabilidade disso aos governantes e confirmou com dados estatísticos: 79% da humanidade não tem acesso à internet.

Nos deparamos, ainda, com mais uma questão: como democratizar a informação se as linhas editoriais dos grandes veículos limitam o que pode ser publicado? Para Débora Garcia, gerente de conteúdo e novas mídias da TV Futura, a resposta é simples: "essa situação está em nossas mãos. Se enquanto cidadãos, deixarmos de assistir aquilo que consideramos incompleto ou contaminado, geraremos uma queda de audiência para a grande mídia, obrigando-a a repensar seu modo de transmitir a informação." .

*Daqui a meia-hora, começa a segunda mesa e teremos mais posts quentinhos, saindo do forno, por aqui. Esta é a cobertura paralela! Um dos grandes desafios que estamos enfrentando é o de postar em tempo real.
Ao chegarmos aqui, nos deparamos com a notícia de que não teriamos internet wireless. Estamos a procura de soluções. Por enquanto, estamos nos virando com os modens que alguns de nós trouxeram. Em breve, mais notícias! A expectativa é de fazer um bom trabalho, trocar muitas idéias e aprender ao máximo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, garotos.
Estamos todos orgulhosos. E com uma baita inveja. Belo Blog! Que seja sempre um início.
Glória Gomide