quinta-feira, 20 de maio de 2010

Leonardo Boff fala sobre a juventude


Eu tive a oportunidade de conversar de perto com o Leonardo Boff e aproveitei para fazer algumas perguntas que estão no auge e merecem discussão. Uma delas, que foi mencionada pelos palestrantes MV Bill, pelo Ferrer, Tia Dag e outros enquanto falavam sobre a importância da educação e da falta de oportunidade, é sobre a Redução da Maioridade Penal. Se você ainda não ouviu falar, pode procurar informações no site do Senado, e pode também postar aqui seu comentário. É importante ressaltar que a sustentabilidade não passa apenas pelo cuidado com o meio ambiente, mas com a criação inteira. Afinal, cuidamos do planeta para que as pessoas possam viver nele. Pensar em reciclagem e nas maneiras de diminuir a geração de lixo, é antes de tudo, pensar na conscientização para o consumo consciente, e nas tantas pessoas que só tem o lixo para comer e sobreviver. As provocações que esses palestrantes fizeram vem ao encontro da discussão sobre sustentabilidade e cuidado com os seres humanos. Como cuidar do meio ambiente e ainda cuidar da população que não tem acesso à educação de qualidade, nem a espaços como este Fórum para conhecerem e se posicionarem em relação aos cuidados com o meio em que vivemos, não tem acesso à sociedade. Tornar o país sustentável, é tornar cidadãos sustentáveis. Cidadãos conscientes de seus direitos, e que se posicionam participando das decisões de seus representantes no Estado. Para alcançar a sustentabilidade, é preciso garantir que todos sejam parte do processo de transformação. E isso só é possível a partir do investimento em educação e participação política. Confiram o que pensa Boff sobre esse assunto.

2 comentários:

Ana Luiza Perdigão disse...

Pelos textos e livros que li do Leonardo Boff já achava que ele era "o cara". Vendo o que vocês postaram, textos e vídeos percebi que minhas impressões se confirmaram...Ele é muito inteligente...Nuhh!
Obrigado por compartilhar cada experiência!
Bjos!

Giovane Mendes disse...

Reduzir a maioridade penal é agir sobre as consequências. Política séria se faz agindo sobre as causas, e isso implica em Políticas Públicas que contemplem a juventude evitando que se tornem agentes e/ou vítimas de delitos, não punindo-os mais cedo. A Política Criminal desse país, de modo geral, deve contemplar a redução da violência em si e isso, certamente, não se faz violentando a juventude com a restrição de sua liberdade e podando seu crescimento.