quarta-feira, 19 de maio de 2010

Impressões

Finalmente, chegamos ao Rio. Seguimos diretamente para o Vivo Rio, local onde se realiza o III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Ao chegar ao recinto, procuramos alguns participantes para descobrir quais eram as expectativas do público quanto ao evento.
A maioria dos presentes estava ansiosa, assim como nós, pois as expectativas eras as melhores possíveis. Além disso, pudemos observar também a presença de representantes de áreas variadas de conhecimento.
A assistente social da Petrobrás, Nilseli Chaves, nos contou que trabalha na área da comunicação dentro da empresa, e que busca com o evento a atualização de informações e a agregação de conteúdo. Logo após Nilseli, encontramos Heleno Máximo de Oliveira, funcionário do Ministério da Cultura, que disse estar gostando muito da iniciativa do Fórum, que achou muito criativo, e principalmente por se tratar da temática da sustentabilidade e meio ambiente. Diz Heleno que é importante discutir o meio ambiente, pois o mundo precisa dar mais atenção a essa questão.
Outras duas pessoas chamaram a nossa atenção por sua proposta diferenciada, trava-se de uma Pedagoga e o Secretário do Meio Ambiente de uma cidade no interior do Ceará. A pedagoga Viviane Lima, diz que veio ao Rio buscando aprender coisas que pudesse repassar aos alunos das escolas federais onde ela atua. Já o cearense Francisco Lira, da cidade de Ipu, acredita que estar aqui é um divisor de águas para seu trabalho em sua cidade, pois lá eles não têm suporte em comunicação e meio ambiente.
Ronan Lima, estudante, visa rechear seu currículo. “Acredito que o fórum servirá de base de conhecimento para minha profissão no futuro”.
Participantes de projetos de educação e meio-ambiente também vieram prestigiar o evento. Sérgio Eduardo Itajahy é um deles e espera uma discussão clara e limpa sobre comunicação. “Espero que não seja tendenciosa como a maioria dos debates envolvendo comunicação”, diz Sergio.
Com esses breves depoimentos, observamos que o público, apesar de distinto, se importava bastante com a questão da sustentabilidade, que tem sido abordada ao longo das palestras com o enfoque da comunicação.
A plateia muitas vezes demonstrou entusiasmo com os palestrantes, que discutiram um mesmo tema com diferentes enfoques. O rapper GOG, pra quem a sustentabilidade precisa ser tratada como algo maior do que somente ambiental, arrancou muitas palmas de todos os presentes no local. Para tentarem entender a diversidade da qual falamos aqui, basta saber que a mesa de debate era composta pelo rapper, por um jovem europeu que montou um projeto inovador baseado em redes sociais, uma índia guatemalteca ganhadora do prêmio Nobel da paz, o representante da UNESCO no Brasil, uma profissional de comunicação da TV Futura e um geólogo que é gerente de comunicação na Petrobrás. Apesar dessa grande diversidade, todos os membros da mesa concordaram em um ponto: a comunicação atualmente é realizada principalmente através das redes sociais, o que não pode mais ser ignorado e que levanta uma questão a ser estudada por nós, profissionais da área.




Bárbara Ferreira, Luísa Melo, Raphael Vieira

0 comentários: