quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pergunta da mãe terra: Sustenta o quê?

Acontece nos dias 19 e 20 de Abril de 2010, o III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Quando ouvimos sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável sempre pensamos em natureza, reflorestamento, empresas gigantes que acabam com o planeta, reflorestamento, morte de rios, reflorestamento. Ok! Não está errado, porém o fórum aborda um outro lado interessante da sustentabilidade e uma forma muito intensa. Digamos que o lado “B” da sustentabilidade: a humana. Crianças. Este é o foco de muitos dos palestrantes (para saber mais acesse o site www.comunicacaoesustentabilidade.com)

No primeiro e intenso dia, foram oito horas de palestras da maior qualidade divididas em dois tempos. No primeiro tempo, mediado por Mona Dorf jornalista de prestígio no meio, Debora Garcia do canal Cultura, Lucian Tarnowski e as redes sociais, o poeta popular Gog, o representante da Unicef, Vincent Defourny, e a prêmio Nobel da paz 1992, Rigoberta Menchú, que nos falou de amor, de gostar do planeta e cuidar das pessoas. Participante da escrita da carta da Terra, tocou a platéia de uma forma muito intensa pela sinceridade com que fala sobre sustentabilidade do ser humano.

Neste primeiro momento também ajudado pelo Gog, com uma história de luta e preconceitos, como tantos brasileiros entendi que esta sustentabilidade de que falamos passa necessariamente pela educação do ser humano e a educação ambiental e não só por atitudes pontuais em alguns problemas ecológicos e ambientais. Entendimento este que foi complementado em aspectos mais técnicos no segundo tempo dos debates.

Neste segundo tempo, mediado por Mauro Dahmer, responsável pela iniciateiva da MTV da campa nha “Desligu a TV, e vá ler um livro”, o ser humano continuou a ser o foco principal desta sustentabilidade lado “B” e do papel da comunicação em prol do resgate da humanidade do indivíduo com o discurso apaixonado e confiante do rapper Ferrez. A partir daí, começou a aparecer um outro lado da sustentabilidade, ou, lado “A”: A natureza.

Pudemos apreciar a impressionante do movimento “Let´s do it!”, em que o palestrante Rainer Nolvak, participante ativo deste ato, ajudou a fomentar a idéia da limpeza de um país, a Estônia. Comunicação e natureza. lado a lado. Daí veio o Tião, representante dos catadores de materiais recicláveis e toda a importância deste ofício. E em meio a tantas informações sobre os “dois lados” da sustentabilidade, tivemos uma verdadeira aula à parte do especialista nestes dois assuntos André Trigueiro.

Jornalista do canal Globo News, responsável pela série de programas Cidades e soluções, emocionou e encantou a platéia com seu discurso firme, intimidador, coerente, inflamado e apaixonado. “A mudança começa de dentro para fora”, “Cuidado com o uso das palavras sustentabilidade e desenvolvimento sustentável”, “Não existe fonte geradora de energia limpa”, “ética”, foram algumas de suas falas que marcaram. Discurso mais que perfeito sobre os dois temas em profundidade que levou a todos a uma reflexão sobre o que fazemos, de forma direta ao rapper Ferréz.

Um evento muito bem organizado e acolhedor com tantas personalidades destes dois assuntos só poderia mesmo gerar uma grande expectativa para o 2º dia.

1 comentários:

Ana Luiza Perdigão disse...

Estou adorando tudo o que vocês estão escrevendo aqui. Esse é um assunto que sempre me interessei e muitas vezes tive dúvidas a respeito do que seria a verdadeira sustentabilidade. O Forum está incrível. Cada novo texto postado venho conferir as novidades.Parabéns!!
Bjos