quinta-feira, 20 de maio de 2010

Experiência pessoal

Estamos aqui, na manhã do segundo dia do Fórum, e eu resolvi falar um pouco sobre a minha experiência pessoal. Sei que a maioria dos leitores quer saber sobre o evento, e sobre o que está acontecendo por aqui, porém acredito que ao expressar as minhas impressões a respeito das palestras e de toda a cobertura, automaticamente consigo mostrar um ponto de vista diferente, ilustrando um pouco mais do que estamos vivendo aqui.
A importância das discussões que tem acontecido aqui é impressionante, conseguimos observar pessoas de várias nacionalidades, várias profissões diferentes e todas preocupadas com a causa do meio ambiente. Acredito que existam muitas maneiras de se abordar esse tema: existem aqueles que usam a causa verde com intuitos errados, mas isso não apaga a importância desta discussão. É preciso mobilizar a maior quantidade de pessoas possível, pois a partir daí, torna-se visível a preocupação com o nosso planeta.
É muito bonito ver que muitas pessoas ocupam dois dias de suas vidas preocupadas em fomentar a discussão acerca do papel dos comunicadores na disseminação do desenvolvimento sustentável e na tentativa de preservar o meio ambiente.
Ser comunicador é algo muito sério, ontem mesmo em uma das palestras, o jornalista Andre Trigueiro falou sobre a importância das palavras, mostrando que é necessário se preocupar com o que é passado para o público e de que maneira. Com isso percebo que além de tentar nos mostrar que é preciso conscientizar pessoas sobre a sustentabilidade, é preciso também educar as mídias sobre como realizar essa função.
Espero que o dia de hoje seja tão bom quanto ontem, e que todos nós consigamos aprender o máximo e extrair tudo o que for possível dessa experiência que nos foi oferecida. É muito válido em minha vida acadêmica poder assistir a um evento não com os olhos de espectador, mas como Jornalista, que assiste e observa para reproduzir isso aos outros.

0 comentários: