terça-feira, 25 de maio de 2010

Dois dias sustentáveis e com muita sede

Após vários comentários positivos a respeito do III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, resolvi que algumas questões deveriam ser abordadas, pois nem tudo gira em torno dos elogios. Acredito que em algumas situações, criticas podem ser bastante positivas, visto que impedem a recorrência do erro. É neste sentido que pretendo ressaltar a carência de algumas coisas durante o evento realizado no Rio de Janeiro.
Primeiramente, estranhei a falta de lixeiras no local, fala-se em reciclagem, em desenvolvimento sustentável, em preservar o meio ambiente, mas falta um artigo de necessidade primária, lixos acessíveis aos participantes. É ambíguo notar a ausência de cestos de lixo em um evento que discute sustentabilidade. A falta desse artigo destoa de discursos de palestrantes como Tião Santos, que é presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho e representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.
A minha segunda crítica é devido a falta de bebedouros no local onde se realizou o Fórum, pois durante os dois dias em que ali estive, não consegui avistar nenhum local onde pudesse matar minha sede. Água durante o Fórum só pagando quatro reais , além dos quarenta centavos pelo serviço do garçom. Acho um absurdo obrigar os participantes a consumir algo que não querem.
A maioria das pessoas não fica um dia inteiro sem beber água, eu não consigo ficar nem uma tarde, e acabei me vendo obrigada a pagar um preço que não julgava justo pela água, já que não encontrei nenhum bebedouro dentro do Vivo Rio.
Não acho pertinente com tudo o que ali foi discutido, e muito menos com o público presente, que em sua maioria apresenta ideais diferenciados, e consciência a respeito de assuntos polêmicos como o meio ambiente e a comunicação.
No geral eu adorei o evento, gostei muito da estrutura do local, dos palestrantes, das tecnologias disponíveis, porém acredito que criticas devem ser feitas, mesmo que os pontos positivos superem os negativos, porque é através destas críticas que o próximo Fórum poderá ter uma repercussão ainda melhor.

2 comentários:

Raphael disse...

Faltou rango vegano também. fikdik. haha.

Matheus Ventura disse...

Boa Babi!
Alcançar a organização perfeita de um grande evento é impossível, claro, mas esses detalhes aí (lixeira e água pô!) não são difíceis de serem lembrados. Também tem o detalhe da wireless restrita em um só ponto.