quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Do mundo material para o mundo sustentável"







Ontem o Fórum contou com a presença do jovem inglês Lucian Tarnowski, que criou uma plataforma de recrutamento social chamada Brave New Talent. Ele falou bastante sobre as redes sociais, e a mudança de paradigmas provocada pela internet em um curto espaço de tempo. Para ele, as redes sociais vêm modificando o modo de fazer comunicação, principalmente com a introdução dos jovens neste cenário. Além disso, Lucian também ressaltou que a nossa geração tem grandes possibilidades e responsabilidades com o futuro.
Em uma rápida entrevista após a discussão, Lucian avaliou o evento: “o fórum foi incrível, e acho que o Brasil utiliza muito propostas sustentáveis, ontem fui a um evento de moda e pude perceber a presença da sustentabilidade em todo lugar. Acho que está é uma grande questão e é reconhecível no Brasil.” Além do evento, o europeu também teve uma ótima impressão do Rio de Janeiro, “O Rio é umas das cidades mais bonitas que eu já vi”, afirma.
Lucian também acredita que “o Fórum nos encoraja, e explica como passaremos do mundo material para o mundo sustentável”. A presença de pessoas com experiências diversas também foi um ponto crucial e, de acordo com o entrevistado, “foram grandes palestrantes, fiquei honrado de dividir o palco com uma ganhadora do premio Nobel, e vocês tem sorte também de assistir amanha outro ganhador do premio, o Muhammad Yunus, que é um herói para mim”. A presença de muitos jovens também chama a atenção, “a grande quantidade de jovens é encorajadora, além de serem jovens engajados. Vale a pena pensar também que a comunicação é a chave, e as redes sociais uma ferramenta para disseminar essa comunicação”, afirma o europeu.
Também, pode-se ressaltar a conexão da sustentabilidade com a comunicação, que é tema recorrente das discussões do Fórum, e Lucian acredita que “elas já estão conectadas, já existem vários grupos acontecendo, como o Greenpeace, por exemplo, que já tem meio milhão de fãs no facebook, e já existem várias outras iniciativas como esta. O importante não é como a gente faz, mas como a gente aumenta o impacto disto, o impacto de usar a internet para disseminar a sustentabilidade, principalmente hoje, porque as pessoas se preocupam cada vez mais com a agenda verde”, concluiu.

Bárbara Ferreira, Luísa Melo e Raphael Vieira

0 comentários: