quinta-feira, 20 de maio de 2010

Orgulho de ser jornalista

A segunda mesa do primeiro dia do fórum contou com a presença do jornalista André Trigueiro. Trigueiro é extremamente envolvido com a questão da sustentabilidade, publicou inúmeros artigos e livros acerca do tema, atua como professor da PUC/RJ, apresentador e editor-chefe de programas da Globo News, comentarista da rádio CBN, colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro. (Para saber mais, acessem o site dele: http://www.mundosustentavel.com.br/).

(Foto: Mauro Fernandes)

"Sou jornalista com muito orgulho! Trabalho com palavras e não se pode brincar com palavras. Ética na comunicação! Ética na comunicação que fala de sustentabilidade!". Com essas palavras e outras mais, o jornalista encheu de esperança os estudantes de jornalismo presentes no evento. Alertou para a necessidade de se tomar cuidado ao usar a expressão desenvolvimento sustentável: "A gente precisa explicitar o conflito onde há um falso consenso. Será que ao dizermos a palavra sustentável, todos nós pensamos a mesma coisa? Será que almejamos os mesmos objetivos?".

Falou também sobre a dificuldade de conceber um desenvolvimento sustentável em um país como o Brasil que projeta um enorme crescimento do PIB ano a ano. E exemplificou a China como um país que, ao perceber o alto custo ambiental, optou por não crescer tanto. E ainda salientou: "É possível pensar um mundo mais sustentável. Não é não crescer, é crescer menos".

E com palavras de incentivo e positividade terminou sua palestra: "A humanidade não dá saltos, mas dessa vez precisamos correr contra o tempo."

1 comentários:

Larissa disse...

Seu post estimula a continuar acreditando nas palavras e nas pessoas!bjokas